VIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação

Author: Coordenadores do Proinfo Caruaru // Category:
                     

                     O VIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação já integra o calendário científico-educacional brasileiro. Foi realizado de 8 a 10 de setembro de 2010 no Centro de Convenções de Pernambuco, constando de conferências, palestras e minicursos. Os palestrantes, nacionais e internacionais, são reconhecidos no mundo da educação.
                    O tema central deste VIII Congresso, “EDUCAÇÃO PARA UM MUNDO SEM FRONTEIRAS”, pretende abordar a educação não apenas como instrumento de formação para o trabalho, mas focada na formação de um cidadão voltado para o mundo, sem perder de vista as questões locais e regionais.
                   Este ano, os professores Coordenadores do PROINFO prestigiaram o evento, que fechou com chave de ouro com a apresentação do Palestrante mágico Dalmir Sant'Anna, arrancando os aplausos de todos.





Como instalar o Mozilla Firefox 3.6.6 no Linux Educacional 3.0.

Author: André Ricardo // Category:
Vamos instalar agora o Mozilla Firefox 3.6.6 no Linux Educacional 3.0, primeiramente devemos baixar o pacote , Vamos instalar agora o Mozilla Firefox 3.6.6 no Linux Educacional 3.0, primeiramente devemos baixar o pacote , Vamos instalar agora o Mozilla Firefox 3.6.6 no Linux Educacional 3.0, primeiramente devemos baixar o pacote , Vamos instalar agora o Mozilla Firefox 3.6.6 no Linux Educacional 3.0, primeiramente devemos baixar o pacote , http://www.superdownloads.com.br/download/156/mozilla-firefox-%2850755%29/ após baixar o pacote, devemos extrair todo o pacote para realizar a instalação. após baixar o pacote, devemos extrair todo o pacote para realizar a instalação.

Bem após a extração do arquivo, verifique que surgirá uma pasta chamada FIREFOX, pegue essa pastinha, e realize a seguinte ação:

- Copie a pasta extraída (Ctrl+c) FIREFOX;

- Vai em INCIAR>SISTEMA>GERENCIADOR DE ARQUIVOS (MODO SUPER-USUÁRIO);

- Digite a senha de Super-Usuário (Aluno ou Professor);

- Na Barra de Endereço, apague o /ROOT e digite /USR/LIB;

- Agora basta colar a pasta FIREFOX dentro de /USR/LIB, e clicar no botão para sobrescrever todos os arquivos;

- Abra novamente o FireFox na barra de tarefas do Linux Educacional 3.0, e aguarde a conclusão da instalação. Pronto, FireFox 3.6.6 instalado.!!!! após baixar o pacote, devemos extrair todo o pacote para realizar a instalação.

Bem após a extração do arquivo, verifique que surgirá uma pasta chamada FIREFOX, pegue essa pastinha, e realize a seguinte ação:

- Copie a pasta extraída (Ctrl+c) FIREFOX;

- Vai em INCIAR>SISTEMA>GERENCIADOR DE ARQUIVOS (MODO SUPER-USUÁRIO);

- Digite a senha de Super-Usuário (Aluno ou Professor);

- Na Barra de Endereço, apague o /ROOT e digite /USR/LIB;

- Agora basta colar a pasta FIREFOX dentro de /USR/LIB, e clicar no botão para sobrescrever todos os arquivos;

- Abra novamente o FireFox na barra de tarefas do Linux Educacional 3.0, e aguarde a conclusão da instalação. Pronto, FireFox 3.6.6 instalado.!!!!

FONTE:http://tecnico.univirr.com/

Como atualizar o FlashPlayer Plugin 10.1 no Mozilla Firefox.

Author: André Ricardo // Category:
Vamos autalizar agora, a nova versão do FlashPlayer no MozillaFirefox, pois é muito fácil de fazer essa atualização, que é a versão 10.1 basta fazer o download, aí vai o link http://www.superdownloads.com.br/redir.cfm?softid=81. Deve-se escolher a primeira opção de download que é install_flash_player_10_linux.tar.gz.

Agora vamos para a atualização.!!!
1 - Descompacte o arquivo para uma pasta que você tenha acesso, abra esta pasta e copie o arquivo com o nome "libflashplayer.so".

2 - Abra o Gerenciador de Arquivos (Modo super-usuário) clicando em Iniciar/Sistema/Gerenciador de Arquivos (Modo Super-Usuário).

3 - Aparece uma janela requisitando a senha de Super-Usuário. Digite a senha do usuário que você usou para acessar o computador (aluno ou professor para o LE 3.0), ou a senha do usuário "root".

4 - Abrirá uma janela do Konqueror na pasta "/root".

5 - Vá até a barra de endereços desta janela, digite o seguinte, sem "aspas": "/usr/lib/firefox/plugins", e tecle enter.

6 - Abrirá uma pasta que já tem um arquivo com o nome "libflashplayer.so", é o plugin do flash em uma versão antiga, caso você já tenha o plugin do flash instalado e quer atualizá-lo, caso contrário não aparecerá. Lembrando que poderão aparecer outros arquivos de outros plugins já instalados, e aconselho a não apagá-los

7 - Cole o arquivo "libflashplayer.so" neste diretório, feche o Gerenciador de Arquivos (Modo Super-Usuário) e abra o Firefox.

8 - Para confirmar a instalação do plugin digite "about:plugins" na barra de endereços do navegador Firefox e tecle enter, abrirá uma página intitulada "Plugins Instalados". Procure no nome "Shockwave Flash" e veja a versão do plugin instado. Caso não apareça a versão do plugin atualizada ou nenhuma versão, feche todas as janelas do firefox e abra novamente, depois verifique se funcionou, se ainda assim não aparecer a versão do flash, repita a instalação desde o começo.
 
FONTE:http://tecnico.univirr.com/

Atualizando o Linux Educacional 3.0 para 3.5.9

Author: André Ricardo // Category:


Nessa dica vamos ensinar como atualizar o KDE 3.5.9 do seu Linux Educacional 3.0, detalhe, a atualização é dos itens do KDE 3.5.9. Bem, não tem muito mistério, atualize primeiramente seu LE 3.0, como ROOT, no terminal digite: apt-get-update.


- Abra o ADEPT (Adicionar e Remover Programas);

- Digite no campo BUSCA (KDE) - The K Desktop Environment Official Modules;

- Dê um clique na setinha AZUL do lado de KDE, e clique no botão SOLICITAR INSTALAÇÃO, e depois lá em cima na Barra de Ferramentas clique no botão APLICAR.

E aguarde o término da instalação, e verifique o que foi atualizado no seu Linux Educacional 3.0


Fonte :http://tecnico.univirr.com/

Instalando o Gcompris no Linux Educacional 3.0.

Author: André Ricardo // Category:
O Gcompris é uma ferramenta educacional para crianças, que é um execelente programinha para se trabalhar nos laboratórios de informática das escolas, aí vai a dica como instalar esse programa no Linux Educacional 3.0.

- Vamos abrir o Adept;

- No campo BUSCA digite: "gcompris";

- Irá surgir uma série de itens relacionado ao Gcompris, somente vai ser instalado dois itens:
  • gcompris (pacote do aplicativo);
  • gcompris-sound-ptbr (pacote do som em português);
  • language-pack-gnome-pt-base (pacote que contém o arquivo de tradução em português
      Então click em solicitar instalação e depois aplicar mudanças.

O programa Gcompris ficará instalado em PROGRAMAS EDUCACIONAIS>PORTUGUES>JOGO EDUCACIONAL COM VÁRIAS ATIVIDADES (SÉRIE EDUCACIONAL...).

Instalando tutor de digitação klavaro no linux Educacional

Author: André Ricardo // Category:
Dando uma olhadinha na net, achei um software de digitação, na qual o usuário irá aprender digitar corretamente, na verdade é um Curso de Digitação.
Instalação:
Linux Educacional 2.0


1º - Atualize o sistema, como ROOT, apt-get update;
2º - Digite como ROOT, aptitude install klavaro; e aguarde o término da instalação.

Linux Educacional 3.0

1º Abra  o adept e coloque a senha
2º Clikc em trazer atualizações
3º Em busca digite Klavaro
4º Solicitar instalação e em seguida aplicar mudanças


O Klavaro fica instalado no Linux Educacional 3.0 em INICIAR>UTILITÁRIOS>KLAVARO TOUCH TYPING TUTOR.

Proinfo

Author: Coordenadores do Proinfo Caruaru // Category:
O que é PROINFO?

O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa
educacional criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para
promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs)
na rede pública de ensino fundamental e médio.

Leia Mais

I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Author: Coordenadores do Proinfo Caruaru // Category: